Título: A antiguidadde clássica na representação do feminino: pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930)

Autora: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho

Orientador: Francisco Marshall

Categoria: Dissertação

Palavras-chave: Arte funerária; Casa Aloys; Escultura : Mármore; Marmoraria Lonardi; Pranteadoras : Cemiterio Evangelico : Porto Alegre, RS.

Resumo:  A pesquisa intitulada A antiguidade clássica na representação do feminino: pranteadoras do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (1890-1930) analisa a influência da cultura greco-romana na representação das figuras femininas desta necrópole e apresenta um inventariado das pranteadoras. O estudo aborda também as duas marmorarias mais atuantes na capital gaúcha: a Casa Aloys e a Marmoraria Lonardi, que realizaram a colocação de algumas destas esculturas. O inventário contempla não somente a tipologia das pranteadoras, mas os materiais utilizados na arte funerária do Evangélico. A análise das pranteadoras foi amparada na presença social e moral da mulher republicana, retratada nas páginas das revistas Globo e Kodak, importantes publicações do período sobre o qual versa este estudo.

Origem: Portal UFRGS – Repositório Digital LUME

Acesso pela nossa equipe em: 18 de nov. de 2010.

Anúncios