Título: A Arquitetura tradicional de Acari no século XIX: estudo comparativo entre a casa-grande de fazenda e a casa urbana.

Autores: Paulo Heider Forte Feijó

Orientador: Profª. Drª. Edja Bezerra Faria Trigueiro

Categoria: Dissertação

Palavras-chave: Arquitetura de habitações rurais – Rio Grande do Norte – Arquitetura de casas de fazenda – Acari (RN) – Arquitetura do século XIX – Arquitetura de casas urbanas. 

Resumo: O acervo arquitetônico existente em Acari, constituído por casas grandes de fazenda e casas urbanas construídas no século XIX, pode ser considerado como um dos mais representativos e bem preservados do Rio Grande do Norte, contudo observa-se que atualmente, esse acervo encontra-se em processo de grandes modificações e ameaçado de eminente desaparecimento. Em virtude disso, e considerando-se de fundamental importância o conhecimento dessas edificações, foi elaborada esta dissertação, que trata do estudo comparativo entre a casa grande de fazenda e a casa urbana e visa responder às seguintes questões: (1) se o acervo remanescente delineia um partido arquitetural específico, passível de ser definido a partir da investigação de um conjunto recorrente de categorias formais e construtivas; e (2) se esse conjunto de categorias delineia tipos distintos de arquitetura rural e urbana. Do universo das edificações remanescentes, foram utilizadas como amostragem para análise, vinte e quatro exemplares, (sendo doze casas-grandes de fazenda e doze casas urbanas), registradas e investigadas a partir de um conjunto de categorias analíticas formais e construtivas. Os registros incluíram: levantamentos arquitetônicos pormenorizados, dados históricos ( quando disponíveis), e cobertura fotográfica extensiva de elementos remanescentes. A análise incluiu: implantações; formas plásticas das caixas murais e elementos componentes; programa de necessidades, arranjo dos ambientes e configuração espacial; materiais e técnicas construtivas empregadas. Ao final deste estudo, constata-se que, apesar da existência de características específicas, encontradas somente em casas-grandes de fazenda ou exclusivamente em casas urbanas, características comuns prevalecem, podendo-se concluir que tanto as casas grandes de fazenda quanto as casas urbanas apresentam partidos arquitetônicos semelhantes, os mesmos materiais e as mesmas técnicas construtivas.

Origem: Portal SIGAA/ PPGAU/ CT/ UFRN

Acesso pela nossa equipe em: 4 de março de 2011.

Anúncios