Título: Educação patrimonial e as interfaces com o ensino de história: os museus de rua em São Paulo

Autores: Cláudia Engler Cury

Orientador: Não possui

Categoria: Artigo

Palavras-chave: educação, patrimônio, ensino de história, museus de rua.

Resumo: Tempos atrás, caminhando pelas ruas de São Paulo, deparei-me com um tipo de museu, os chamados Museus de Rua, localizados em pontos estratégicos de alguns bairros antigos da cidade. A curiosidade inicial transformou-se em uma investigação que analisou as duas versões das experiências com os Museus de Rua/Museus de Bairro que ocorreram no fi nal dos anos de 1970 e no fi nal dos anos de 1990, no município de São Paulo. Procurou-se evidenciar, ao longo desse estudo, a construção dos processos simbólicos que envolvem a constituição de memórias e identidades na inter-relação entre os gestores públicos e as comunidades-alvo das ações do Estado, bem como os projetos escolares de ensino de história que resultaram dessa iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Origem: Portal UFPB – PPGH

Acesso pela nossa equipe em: 03 de dez. de 2010.

Anúncios