Título: Uma experiência de Educação Patrimonial na cidade de João Pessoa: o processo de elaboração das “Cartilhas do Patrimônio” pelo IPHAEP (1980-2003)

Autores: Maria Ivonilde Mendonça Targino

Orientador: Cláudia Engler Cury

Categoria: Dissertação

Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Documento/ Monumento; Educação Patrimonial.

Resumo: Nosso projeto vincula-se a Linha de Pesquisa: Ensino de História e Saberes Históricos – o Patrimônio Cultural e é abordado em seu sentido mais amplo, adotado pela Constituição Federal de 1988, com o propósito de analisar os debates sobre suportes da Memória; à construção de identidades e da memória coletiva; as relações entre Memória e Patrimônio considerando de suma importância trabalhar o conceito de Memória indissociável do conceito Monumento/ Documento; as inter-relações entre Memória e História e suas especificidades, que nos permite uma abordagem da preservação do patrimônio cultural enquanto objeto da História, no âmbito das práticas preservacionistas, com ênfase à educação patrimonial como forma de “alfabetização cultural”, cujos referenciais teóricos apóiam-se em Ecléa Bosi, Pierre Nora, J. Oriá Fernandes, Jacques Le Goff, dentre outros. A pesquisa desenvolver-se-á em arquivos, sobretudo no acervo do IPHAEP.

Origem: Portal UFPB – PPGH

Acesso pela nossa equipe em: 03 de dez. de 2010.

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