Título: “o que é que há? o que é que está se passando” nessas cabeças? um estudo sobre a concepção de projetos recentes da arquitetura residencial unifamiliar em Natal

Autores: Jefferson Arruda Damasceno

Orientador: Profª.Drª. Maísa Veloso

Categoria: Dissertação

Palavras-chave: Concepção em arquitetura. Arquiteturologia. Análise de projetos. Arquitetura residencial. Philippe Boudon. Arquitetura.

Resumo: A pesquisa investiga o processo de concepção projetual através da abordagem arquiteturológica proposta por Philippe Boudon et al (2000), um modelo teórico que serve como base para a construção de um conhecimento sobre a arquitetura através de um estudo sobre a natureza das operações mentais de cada arquiteto quando está dando ordem ao seu trabalho de concepção. A modelização arquiteturológica centra-se na investigação do trabalho que ocorre antes mesmo da confecção material do projeto (representação gráfica final). Desta maneira, foram analisados doze projetos de arquitetura residencial unifamiliar, recentemente concebidos por seis arquitetos potiguares para a região da Grande Natal. Os resultados apontam para um conjunto de modelos substratos (como ponto de partida) e teleológicos (como ponto de chegada) adotados pelos autores na concepção de seus projetos. Estes modelos, em geral, estão de acordo com as pertinências sócio-culturais (convenções, formas tradicionais ou costumes) do contexto para o qual os arquitetos mais projetam (condomínios fechados de classe média e média-alta) e, ao mesmo tempo, são frutos das crenças, ideologias e experiências anteriores peculiares ao espaço de concepção de cada um deles.

Origem: Portal SIGAA/ PPGAU/ CT/ UFRN

Acesso pela nossa equipe em: 14 de março de 2011.

Anúncios