Título: A acessibilidade pelas abordagens da arquitetura e da terapia ocupacional: sombreamento versus cooperação inter-disciplinar para a inclusão social

Autores: Cristiane Luisa Renger

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pinto Guimarães

Categoria: Dissertação

Palavras-chave: Arquitetura, Terapia ocupacional, inter-disciplinaridade, acessibilidade, inclusão social.

Resumo: Este trabalho procura analisar competências para a atuação de profissionais de Arquitetura e Terapia ocupacional. A comparação de conteúdos nos cursos de formação profissional, e a exploração de instrumentos de avaliação de desempenho pessoa-ambiente, criados em cada um desses campos profissionais, pretende evidenciar que a ênfase de abordagem profissional ocorre em sentidos opostos. Por um lado, o Arquiteto dá enfoque principal às estruturas ambientais e, com isso, busca alcançar a satisfação do usuário; por outro, o Terapeuta Ocupacional dá enfoque às habilidades humanas e, com isso, estuda adaptações ambientais e ajustes comportamentais para ampliem possivelmente este desempenho funcional. Há, portanto, grande potencial de contribuição dessas duas profissões para o conhecimento sobre a relação pessoa-ambiente. No entanto, as lacunas no aprendizado têm gerado distorções interdisciplinares, com o conseqüente sombreamento de atribuições profissionais. Por um lado, terapeutas ocupacionais se dedicam a explorar as normas técnicas da acessibilidade, enquanto que, por outro, os arquitetos desenvolvem projetos sem respeito à diversidade das habilidades funcionais dos usuários. A pesquisa buscou evidenciar esse processo por meio de um estudo de caso. Conclui-se, a partir dos resultados, que arquitetos e terapeutas ocupacionais participantes apresentaram abordagens similares, com sobreposição de atuação no que se refere às situações ambientais. A importância das contribuições deste estudo predispõe reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de instrumentos técnicos de cada profissão que estruturem as atuações profissionais e que valorizem a cooperação, o intercâmbio de informações e que permita a formação de equipes multi-disciplinares para aplicações inclusivas do desenho universal.

Origem: Biblioteca Digital UFMG

Acesso pela nossa equipe em: 24 de set. de 2010.

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