Título: Tendências e contradições do processo de expansão do segmento mercantil-capitalista de provisão de moradias na região de Venda Nova- Belo Horizonte/MG

Autores: Lucia Karine de Almeida

Orientador: Profª. Drª. Jupira Gomes de Mendonça

Categoria: Dissertação

Palavras-chave: Dinâmica imobiliária . Submercado imobiliário empresarial concorrencial. Produção de moradias . Casas geminadas . Apartamentos.

Resumo: O processo de ocupação do solo belo-horizontino é marcado pela atuação do Estado e do capital imobiliário, principais agentes na produção do espaço urbano. A análise da região de Venda Nova e entorno imediato permite observar a recente expansão da atuação do segmento mercantil capitalista de produção de moradias em áreas periféricas da metrópole. Essa expansão é resultado, entre outros aspectos, da valorização imobiliária dada por melhorias urbanas e do aumento de renda da população, e se caracteriza por inovações na moradia para a classe média. Economicamente promissora para o capital imobiliário tal atuação pode transformar a dinâmica urbana da cidade e agravar históricas diferenças socioespaciais. A atuação do segmento mercantil-capitalista de produção de moradias, que pressupõe a construção habitacional com valor de troca, é diferenciada neste trabalho pela forma de atuação em dois tipos: estatal ou empresarial. O foco da pesquisa é a produção empresarial, que possui, por sua vez, dois submercados: concorrencial e monopolista. Como no período analisado, entre 1997 e 2007, não foi constatada a produção de moradias pelo submercado monopolista na área de estudo, o trabalho detalha os principais aspectos relacionados à produção empresarial do submercado concorrencial: demandas, tipos de agentes, estratégias de mercado, produtos imobiliários ofertados e características homogêneas de ocupação. Os apartamentos e as casas geminadas são os dois produtos imobiliários mais ofertados por este submercado e por isso são analisados sob os aspectos conceituais, socioculturais, arquitetônicos e mercadológicos. Toda a análise é embasada em conceitos teóricos, dados históricos e em pesquisas empíricas empreendidas ao longo da elaboração do trabalho. O objetivo é contextualizar e apontar as tendências, contradições e possíveis impactos na dinâmica urbana, do processo de expansão mercantil de provisão de moradias na área de estudo.

Origem: Biblioteca Digital UFMG

Acesso pela nossa equipe em:  04 de out. de 2010.

Anúncios