Título: Patrimônio cultural e iluminação urbana: diretrizes de intervenção luminotécnica no centro histórico de São Cristovão, Sergipe

Autores: Elso de Freitas Moisinho Filho

Orientador: José Geraldo Simões Júnior

Categoria: Dissertação

Palavras-chave: arquitetura e urbanismo; iluminação artificial urbana; iluminação patrimonial; L’Urbanisme Lumiere; City Beautification; São Cristovão – SE.

Resumo: Esta pesquisa trata do desenvolvimento de diretrizes de iluminação para o centro histórico e tradicional da cidade de São Cristóvão em Sergipe, baseada no contexto global da paisagem cultural, geográfica, social, econômica e histórica da cidade, desenvolve recomendações para intervenções neste setor da cidade citada, respaldando-se sob o ponto de vista da preservação da ambiência e na criação de uma atmosfera de cunho patrimonial. O trabalho integra, também, o conceito de desenvolvimento durável no planejamento luminotecnico estabelecido pelo L’Ubanisme Lumiere, modelo europeu, atribuindo características locais a fundamentação de intervenção da luz urbana. Os dois primeiros capítulos caracterizam o objeto a ser estudado, apresentando características locais específicas, evolução urbana e importância histórica da cidade sergipana, no intuito de fornecer subsídios teóricos para a formulação de uma abordagem condizente com a realidade. O capitulo seguinte promove uma reflexão sobre as características funcionais e de qualificação do ambiente urbano, relatando dados técnicos como explanando exemplo de uso da luz como ferramenta de valorização de cidades patrimoniais, discursando ainda sobre os conceitos americano e europeu de intervenção luminotécnica. Por fim, quarto capítulo traça estratégias e diretrizes capazes de promover a melhoria do espaço urbano noturno do centro histórico de São Cristóvão, na tentativa de resgatar a memória sergipana e seus monumentos arquitetônicos.

Origem: Portal Biblioteca Digital Mackenzie

Acesso pela nossa equipe em: 16 de março de 2011.

Anúncios